• 92 598 70 33
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

História

A associação juvenil "INIJOVEM" – Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa foi fundada a 23 de Maio de 1997 por um grupo de jovens desta localidade com o intuito de promover e dar expressão ao movimento associativo juvenil local, através da criação de uma plataforma representativa desses mesmo jovens.

É uma coletividade cultural, recreativa e desportiva que visa a ocupação saudável dos tempos livres dos jovens.

Uma parte significativa do seu Plano de Atividades passa pela organização de atividades de natureza e aventura, com destaque para os percursos pedestres, os acampamentos e acantonamentos juvenis, multiactividades, convívios de pesca, passeios todo o terreno, entre outras.

Encontra-se, desde outubro de 1997, inscrita no RNAJ (Registo Nacional de Associações Juvenis). É associada da FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis Locais) desde 1 de janeiro de 2002, fazendo parte desde maio de 2002 dos seus Órgãos Sociais, nomeadamente, do seu Conselho Consultivo Inter-Regional, sendo a associação juvenil que representa o Distrito de Portalegre. É associada da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal desde outubro de 2002 e por fim associada na Federação Nacional de Pesca Desportiva desde março de 2008.

Estabeleceu, durante o ano de 2002, um Protocolo de Cooperação com a Aventurnis - Eventos, Aventura e Lazer, Lda, com sede em Nisa, de forma a desenvolver algumas atividades de exploração da natureza que obtiveram grande relevância em termos concelhios e até regionais. Neste sentido e para dar uma resposta mais eficaz a esta simbiose de ações, foi formalizado este processo de colaboração de modo a rentabilizar essas iniciativas, no sentido de facultar à população local, uma maior e melhor qualidade relativamente à sua organização e oferta. O âmbito da colaboração entre a Aventurnis e a Inijovem teve como objetivo principal o desporto de aventura, lazer e ambiente, tendo como expoente máximo as atividades de exploração e proteção da natureza.

Juntamente com outras associações e entidades do concelho de Nisa, a Inijovem foi um dos parceiros do Projeto de Luta Contra a Pobreza "Porta Amiga", sendo a Câmara Municipal de Nisa a entidade promotora;

Está inscrita no INATEL como Centro de Cultura e Desporto desde abril de 2005.

Foi a entidade promotora do Projeto "Na Rota da Juventude", inserido no Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências, através de Protocolo assinado com o Instituto da Droga e Toxicodependência, entre 01-07-2004 e 30-06-2005;

A INIJOVEM foi também parceira do Programa Equal "de igual para igual" até 2007.

Constituição da Associação
No dia 23 de maio de 1997 no Cartório Notarial de Nisa foi constituída oficialmente a INIJOVEM – Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa, cujo objetivo seria a promoção e organização de iniciativas culturais, recreativas e desportivas direcionadas para a ocupação dos tempos livres dos jovens. A Associação foi constituída pelos seguintes Sócios:

Sócios Fundadores:

- Sérgio Nascimento Ribeirinho Cebola

- Joaquim Manuel Polido Maurício

- Manuel Adelino Amaro Caldeira

- José Manuel Rufino Lopes

- Adelino José Polido Temudo

- João Dinis Serralha Caldeira

- Alexandra Isabel Barreto de Oliveira Tremoço Frasco

- Marco António Barreto Lourenço de Oliveira

- Maria de Fátima Cebola Casimiro

- Nuno Jorge Pires de Almeida da Rosa

- Ricardo Miguel Pinto Serralha

- Elsa Maria Ribeirinho Cebola

- José da Graça Gomes Maia

- Maria Leonor Batista de Sousa

- João José Serra Quinteiro
© 2024 Inijovem